miércoles, 10 de noviembre de 2010

Segundo dia - 10/11 - m-Learning



O segundo dia do evento m-Todos foi voltado ao m-learning - para a aplicação das tecnologias móveis à aprendizagem e à educação.

A professora Cecília Baranauskas (UNICAMP) apresentou o processo de implementação do computador portátil XO na Escola Padre Emilio Miotti. A disciplina Semiótica foi utilizada para subsidiar as atividades de apropriação do sistema operacional SUGAR, que envolveram educadores e estudantes.

A professora Ruth Contreras (UVIC/Espanha) discursou sobre os recursos educativos abertos. A Espanha tem-se consolidado como um país pioneiro em utilização de plataformas colaborativas, com políticas de incentivo ao uso desses recursos.

A professora Maria Elizabeth de Almeida (PUC-SP) fez um panorama do uso do laptop nas escolas do Brasil e, em especial, no estado de Tocantins. Ela mostrou como se deu a gestão da utilização dos laptops em nível estadual, regional e local.

O professor José Armando Valente (UNICAMP) mostrou como se deu o desenvolvimento histórico do uso de recursos móveis na aprendizagem e suas implicações na construção dos letramentos, que não contempla somente o verbal, mas também as imagens, os sons, a interação etc.

Juliano Bittencourt da ONG One Laptop Per Child (OLPC) apresentou as experiências em Ruanda de distribuição de laptops e de educação de qualidade a todas as crianças. A ONG OLPC tem realizado atividades em vários países considerados de qualidade sócio-econômica crítica e zona de conflito.

A pesquisadora Lia Cavelucci relatou o quadro geral do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil. A dificuldade geográfica tem repercutido no acesso às tecnologias e atrasado o projeto em alguns estados. Enquanto nos centros urbanos há os cases de maior sucesso.

A pesquisadora Maria Cecília Martins do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED - UNICAMP) mostrou como a UNICAMP tem trabalhado com o projeto UCA em diversos municípios, tanto no aspecto de infra-estrutura, capacitação de professores e dinâmicas educacionais com os estudantes.
Por Ivan Ferrer Maia


Projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil

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